Trabalho Geral #1
Velocidade e Aceleração nos esportes olímpicos
Neste ano de 2016, acontecerão as Olimpíadas. Acompanhamos os jogos dos mais variados esportes, mas não notamos que a Física está presente em todos eles. Alguns exemplos de como ela atua nessas modalidades, serão mostrados a seguir.
Vôlei: O vôlei é um esporte com bola, em que o objetivo é fazer pontos sem deixa-la cair no chão. A velocidade pode ser percebida quando a bola é rebatida ou atacada pelo jogador e nos saltos que eles executam. A aceleração também é notada nesses pontos, quando a bola ou o salto vão perdendo sua velocidade ao longo da trajetória, em um determinado tempo.

Atletismo: O atletismo é um esporte em que o atleta precisa correr uma distância determinada em menos tempo que os outros competidores. Nesta corrida, o atleta corre em uma velocidade para que possa chegar o mais rápido no fim da trajetória. E a aceleração aparece na diferença entre a velocidade final e velocidade inicial, junto com o tempo final e inicial em que ele percorreu a pista.

Tiro com arco: O tiro com arco é um esporte que tem como objetivo do atleta, marcar a maior pontuação possível, acertando um alvo. A velocidade está presente na trajetória do arco até o alvo. Assim como na corrida, a aceleração está presente na diferença da velocidade final e inicial do arco, junto do seu tempo final e inicial.

ORIGEM DO UNIVERSO
O Universo é, provavelmente, uma das grandezas mais complexas que existem, afinal, tudo o que podemos imaginar está inserido nele. Mas como algo de magnitude tão grande pode ter simplesmente surgido? O que havi em seu lugar antes dele? Há quanto tempo se formou e como foi esse processo?
Estudiosos se dedicaram muito para responder a essas e outras questões que surgem sobre esse tema. Apresentaremos as três teorias mais aceitas atualmente.
Universo oscilante
Essa teoria diz que o Universo teria nascido de uma espécie de “ovo cósmico” originado, há bilhões de anos. Ou seja, havia uma determinada quantidade de matéria concentrada em um espaço único, esse “ovo cósmico” era constituindo por massa atômica primitiva.
Em um dado momento este “ovo” teria explodido em uma escala incalculável, nunca antes vivenciada no Cosmos, e assim, bilhões de anos depois foi criado o Universo da forma como ele é conhecido hoje. Várias pesquisas apontam que o Universo, com o passar do tempo, tende a diminuir, portanto sua velocidade de expansão diminui cada vez mais, devido à atração gravitacional.

Fonte: http://www.infoescola.com/cosmologia/universo-oscilante/
Inflação cósmica
A inflação cósmica é uma teoria proposta por Alan Guth, que diz que o universo, no seu momento inicial passou por uma fase de crescimento exponencial. Em determinado período, logo após o Big Bang, o universo se expandiu de uma maneira incrivelmente rápida. Essa lei diz que as galáxias estão se afastando em uma velocidade proporcional à distância. Foi interpretada por Georges Lemaître como evidencia de que o universo teve uma origem e Georges Lemaître fez um modelo dessa teoria.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dE0QTDZtPOs
Big Bang
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista, George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître. Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo. Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/big-bang.htm
MODELOS DE UNIVERSO
No passado muito se especulou sobre o Universo: a forma, o que o teria formado, entre outras coisas. Criaram-se e ainda se criam muitas teorias sobre esse assunto.
Ao longo dos séculos, várias explicações foram surgindo, destacando-se duas teorias:
Teoria Geocêntrica: Foi inicialmente sugerida pelo filósofo grego, Aristóteles, e anos mais tarde, adotada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu. Essa teoria defendia que a Terra estava imóvel no centro do Universo e que o Sol, a Lua e outros planetas giravam em torno da Terra. Na Antiguidade, era raro alguém discordar dessa visão e da Igreja, que defendia essa teoria.


Cláudio Ptlomeu (90 d.C – 168 d.C) Aristóteles (384 a.C - 322 a.C)
O primeiro a contestar o modelo foi Nicolau Copérnico, que lançou uma nova teoria e ficou conhecida como Teoria Heliocêntrica.
Teoria Heliocêntrica: Copérnico defendia que a Terra e os demais planetas se movem ao redor do Sol. O modelo também conhecido como modelo copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica. A teoria heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton, e é atualmente a mais aceita na comunidade científica.

Nicolau Copérnico (1473 - 1543)


Fontes: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/geocentrismo-heliocentrismo.htm http://anossavolta.blogs.sapo.pt/456.html