Guerreiras na história: Boadicea
- Sonhadores
- 30 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Boadicea era a rainha de um grupo Celta localizado na Grã-Bretanha, onde hoje está fica cidade de Norfolk.

Na cultura Celta as mulheres eram consideradas iguais aos homens, Isto é, tinham os mesmos direitos.
Quando o rei da tribo celta, Prasutagos, estava mal de saúde ele escreveu um testamento; pois temia o futuro e sua família; onde dividia o seu território em duas partes: uma parte do reino ficou para sua esposa, Boadicea, e suas duas filhas. E a outra parte pertenceria a Roma.
Mas os romanos decidiram que queriam o território inteiro, então invadiram a aldeia, açoitaram a rainha e estupraram as suas duas filhas, uma de 10 anos e a outra de 12 anos.
Com o governo romano no comando, os bretões passaram a ser considerados uma segunda classe dentro do seu próprio país.
Em meio de tanta tristeza, a rainha Celta juntou um exército de 100 mil bretões. Sua primeira revolta foi uma marcha a caminho a cidade de Camulodunum e, uma cidade constituída apenas e ruínas e cidadãos amedrontados da guerra que estava por vir. Boadicea queimava e destruía tudo e todos que apreciam em sua frente.
A única esperança para a população era uma intervenção do império romano, mas o caminho foi bloqueado pelo exercito celta, e depois de tentar acordos, mal sucedidos. Boadicea orneou que queimassem o templo, onde a população se escondia. Então todos foram queimados vivos, no final não havia mais nada na cidade.

Depois, Boadicea liderou seu exército até o centro comercial do país: Londinium (hoje em dia conhecido como Londres). Chegando lá, ordenou a queima da cidade interira. Enquanto isso, o governador da época, Paulino, fugiu para se encontrar com outra parte do exército romano, para pensarem uma estratégia que destruísse o exército Celta.
Quando partiram de Londres, os romanos pararam no caminho dos Celtas, e o chamaram para a batalha fina. Apesar de seu número de soldos ser menor, os romanos tinham uma força bélica maior.
Os romanos venceram essa batalha, e como punição, massacraram todas a famílias Celtas ( já que todos viajavam juntos). Dizem que Boadicea e suas duas filhas se mataram com veneno, para não serem aprisionadas.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/boadicea-monarca-celta-desafiou-poder-romano-destruiu-londres-729482.shtml
Comentários