top of page

A origem do universo

  • Campo dos persas
  • 28 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Com o passar dos anos , uma variedade de pesquisas e abordagens foram feitas para encontrar uma explicação racional da origem do universos . Algumas delas foram : a teoria do Big Bang , teoria Inflacionária , teoria do Estado Estacionário e a teoria do Universos Oscilante . Mas as mais aceitas ultimamente são a teoria do Big Bang e a a teoria Inflacionária. Veja as explicações a seguir :

Teoria do Big Bang .

Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

O vídeo abaixo demonstra essa teoria :

Teoria Inflacionária.

Universo Inflacionário ou Inflação Cósmica é uma teoria que revela que no momento do Big Bang, o Universo passou por um crescimento exponencial dado por uma energia vácuo negativa ou, por outras palavras, uma pressão negativa. A causa deste acontecimento foi dada pela libertação de energia de calor latente, energia de vácuo, que fez expandir o universo exponencialmente.

Acompanhado desta teoria vieram três problemas fundamentais denominados por problema do horizonte, problema da planaridade e problema da abundância dos monopólos magnéticos.Para melhor entendimento do problema do horizonte imagine-se fazendo uma observação da radiação cósmica de fundo vinda de duas regiões opostas do Universo atual. Estas regiões que você está observando estão distantes uma da outra, mas mesmo assim a radiação é exatamente a mesma nos dois pontos. Isto leva-nos a pensar como se estes pontos nunca estivessem estado em contacto, se parecem exactamente iguais e se a informação não tem tempo nem velocidade suficiente para percorrer de um ponto a outro. Esse é o chamado problema do horizonte.

Veja a foto abaixo que explica essa teoria :


Posts recentes

Ver tudo
Newton: Leis, Vida e Aplicações

VIDA: Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo,...

 
 
 

Commentaires


Destaque
Tags

© 2016 Sala Pasárgada. Orgulhosamente criado pelos antigos persas.

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page