top of page

Sociedade dos Filósofos Vivos

  • Sonhadores
  • 15 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Slavoj Žižek

Slavoj Žižek nasceu na antiga Lugoslávia, em Liubliana, capital da Eslovênia. Dia 21 de março de 1949, tem atualmente 66 anos.

Doutorou-se em Filosofia na sua cidade natal e estudou Psicanálise na Universidade de Paris. É professor da European Graduate School e pesquisador sênior no Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana. É também professor visitante em várias universidades estadunidenses, entre as quais estão a Universidade de Columbia, Princeton, a New School for Social Research, de Nova Iorque, e a Universidade de Michigan. É um filósofo Marxista e teórico crítico e cientista social esloveno.

O filósofo marxista esloveno Božidar Debenjak foi uma das primeiras influências de Slavoj Žižek. Foi com Debenjak que Slavoj conheceu o idealismo alemão e que começou a ser influenciado pela Escola de Frankfurt. Foi no curso de Božidar Debenjak na Universidade de Liubliana que Slavoj Žižek leu "O capital", de Karl Marx, com a Fenomenologia do Espírito, de Hegel, perspectiva essa que influenciou muito - e ainda influencia - seus estudos posteriores.

Em 1979, Slavoj Žižek começou a trabalhar no Instituto de Sociologia de Liubliana. Pouco depois, em 1980, começou a publicar livros que examinavam as teorias Hegelianas e Marxistas a partir do ponto de vista da teoria psicanalítica Lacaniana. Além disso, editou certo número de traduções de Louis Althusser, Jacques Lacan e Sigmund Freud para o Esloveno. Slavoj Žižek se candidatou a presidente da Eslovênia em 1990, mas perdeu. Slavoj Žižek tornou-se largamente reconhecido como teórico contemporâneo a partir da publicação de O Sublime Objeto da Ideologia, seu primeiro livro escrito em inglês, em 1989. O trabalho de Slavoj Žižek não pode ser facilmente categorizado. Ele retorna ao sujeito cartesiano e à ideologia alemã, especialmente aos trabalhos de Hegel, Kant e Schelling.

"Há dois tipos de cinismo: o cinismo amargo dos oprimidos que desmascara a hipocrisia dos que estão no poder, e o cinismo dos próprios opressores que violam abertamente os seus próprios proclamados princípios".

- Slavoj Žižek


Posts recentes

Ver tudo
Lógica Aristotélica

Introdução Neste trabalho iremos mostrar o que é e qual a importância da lógica aristotélica.Também temos o intuito de falar um pouco...

 
 
 

Comentarios


Destaque
Tags

© 2016 Sala Pasárgada. Orgulhosamente criado pelos antigos persas.

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page